quarta-feira, 2 de março de 2011

PROTEGIDOS DO QUE?

PROTEGIDOS DO QUE?
Pense comigo a respeito de proteção, e responda sinceramente: nossa prática condiz com o conceito que desejamos expor a respeito de proteção? Deixe-me pontuar algumas questões a fim de que nossa reflexão torne-se mais clara. Desejamos como íntegros cidadãos, proteger nossa família da violência que a propósito tem assolado de forma brutal todas as camadas de nossa sociedade. Desde os idosos aos infantes, chega a ser vergonhoso contemplar o tratamento que é dispensado aos idosos. O que dizer então da pedofilia e dos abusos contra os menores. A terceira idade não é respeitada as crianças são exploradas. E o que mais nos deixa pasmos, é que a ação por parte dos órgãos competentes é ineficaz na maioria dos casos. Será que a atitude de mudança não deve começar por nós? O apóstolo Paulo ao escrever sua primeira carta a Timóteo orientou-o da seguinte maneira:
Trata aos homens mais velhos como a seu próprio pai, aos moços como a irmãos; as mulheres idosas como a sua mãe e as jovens como irmãs. (I Tm.5:1,2)   
Este conselho me chama a atenção aja visto estarmos enfrentando um tipo de violência que tem adentrado em diversos lares e destruído diversas famílias. A violência contra os bons princípios e os conceitos familiares que devem reger-nos enquanto vivermos. Daí a pergunta: que pudor devo estabelecer pra minha família e oferecer pra meus filhos? Recentemente, uma rede de TV exibiu uma reportagem a respeito da proteção sexual para adolescentes e jovens, afirmando que em algumas escolas públicas e em alguns bares da cidade de Campinas - SP. Foram estaladas máquinas para a distribuição gratuita de preservativos. A idéia da reportagem era mostrar que devemos tornar acessível a estes grupos o uso do preservativo a fim de protegê-los de DST[1], bem como de gravidez indesejada. Sabe de uma coisa: acredito que o caminho pra que haja proteção para nossos filhos não é esse. Precisamos adequar nossos conceitos familiares ao princípio familiar estabelecido por Deus.
Sl. 128: 1-4 BEM-AVENTURADO aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. 2 Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem. 3  A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa. 4  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.
Observe que a primeira orientação é “temer a Deus e andar em seus caminhos” quer saber? Nossa proteção não depende de arma de fogo, de governantes ou órgãos governamentais estabelecidos pelos homens, mas unicamente de temer a Deus e afastar-se do mal. A violência moral que tem destruído nossa sociedade é fruto da ausência de Deus. Não é o preservativo que irá defender nossos jovens dos males físicos escondidos por trás de um belo corpo. Talvez esta abertura inovadora de instalar máquinas de preservativos para distribuição grátis do produto em bares e escola, cause mais males do que bem. Se desejarmos proteger nossa geração, precisamos nos voltar aos princípios estabelecidos por Deus que são: “temer a Ele e andar em seus caminhos”. O senhor deseja que cada homem esteja ligado a sua própria mulher em fidelidade. Por esta razão “deixe o homem seu pai e sua mãe e se uma a sua mulher a fim de que se tornem uma só carne”(Mt.19:5). A fidelidade que dispensamos a nosso cônjuge nos dará o conforto de estarmos protegidos de certos males. Além disso, nossos filhos aprenderão que ser fiel a Deus implica em uma vida de felicidade mesmo que em determinados momentos tenhamos que enfrentar desafios. Entenda uma coisa:
“...Aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos.   comerá do trabalho das suas mãos;...”
Observe que este homem é honrado porque mantém sua família com o fruto de seu trabalho. Ou seja: Deus não permite que lhe falte o mantimento. Ainda que para isto ele submeta-se ao trabalho. O que não é desonra. Por esta razão, tal homem:
“...feliz serás, e estará bem. A sua mulher será como a videira frutífera aos lados da sua
casa; e os seus filhos como plantas de oliveira à roda da sua mesa.  Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR.”Posso afirmar uma coisa com propriedade. Se Deus se tornar o centro de nossas famílias ditando os princípios que devemos seguir, e de nossa parte nos esforçarmos ao máximo para obedecê-lo, Ele nos livrará da vergonha de sermos lembrados por nossos filhos como degenerados e alguém que não deixou nada de bom a ser seguido. Desta feita, seremos protegidos por Ele da imoralidade e da falta de princípios que assolam a humanidade. E sem dúvida, protegeremos nossas crianças, adolescentes e jovens, destes males que sorrateiramente tem minado a base de nossa boa conduta diante de Deus. 



[1] Sigla utilizada para: Doenças Sexualmente Transmissíveis
Agenda da Igreja
Domingos.
Escola Bíblica Dominical 09h e 30 Min.
Culto vespertino 18h e 30 Min.
Terças.
Culto de Oração 19h e 30 min.
Quartas.
Culto Evangelístico no ponto de pregação
Rua Sacerdote Abraão, 19 – Jd Conceição
Quintas.
Cultos doutrinários  19h e 30 Min.
Sábados.
Primeiro sábado (culto da família)
Último Sábado (culto de departamento) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário